Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre diabetes e disfunções do sistema vestibular: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

identificar na literatura os fatores que estão associados ao desenvolvimento de disfunções vestibulares em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

Métodos:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja busca foi realizada nas bases de dados ISI, Scielo, LILACS e PubMed, sendo utilizados os descritores: “type 2 diabetes mellitus”, “vertigo”, “dizziness” e “vestibular diseases”. Foram incluídos artigos publicados nos últimos dez anos e que respondessem a seguinte questão: quais fatores estão associados ao desenvolvimento de disfunções vestibulares em indivíduos com DM2?

Resultados:

a busca resultou em 426 artigos, sendo que 10 atenderam aos critérios de elegibilidade. A maioria dos participantes dos estudos selecionados que apresentaram disfunções vestibulares eram do sexo feminino, idade superior a 40 anos e possuíam mais de uma comorbidade associada a DM2, sendo a principal, a hipertensão arterial sistêmica (HAS). De acordo com a literatura, a fisiologia da orelha interna permite que pequenas alterações de glicose influenciem seu funcionamento normal, o que torna os indivíduos diabéticos mais suscetíveis a desenvolverem disfunções vestibulares.

Conclusão:

o presente estudo constatou que a DM2 pode desencadear ou contribuir para a manifestação da disfunção vestibular, tendo como principais fatores associados a idade avançada, o sexo feminino e comorbidades diversas, tais como dislipidemia, HAS e síndrome metabólica.

Descritores:
Tontura; Vertigem; Diabetes Mellitus; Doenças do Labirinto

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br