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Estudo das relações comunicativas no processo de gestão de uma instituição de saúde

OBJETIVO: relacionar as estratégias comunicativas adotadas na gestão de uma instituição de saúde com a percepção da comunicação pelos sujeitos participantes. MÉTODO: estudo descritivo-comparativo, com amostra por tipicidade, de recorte transversal. O estudo foi realizado em uma instituição de saúde do estado de Minas Gerais. Foram entrevistados 56 sujeitos de seis setores da instituição por meio de aplicação de questionário com 15 questões fechadas, que abordam desde a identificação do sujeito até as ações de planejamento, execução e avaliação da gestão e a percepção da comunicação e meios utilizados para se comunicar. Foi realizada análise descritiva e utilização do índice Kappa. RESULTADOS: os entrevistados, em sua maioria, relataram que as reuniões nas quais ocorre o planejamento não são exclusivas para tal atividade. Nelas sempre estão presentes as chefias diretas, ao contrário das indiretas. Quanto à execução das ações, observou-se que todos os membros da equipe se responsabilizam pelas atividades e compartilham informações durante o processo de trabalho. Foi relatado ainda que a avaliação ocorre de maneira assistemática e a presença das chefias direta e indireta é semelhante ao que ocorre na etapa de planejamento. Foi encontrado baixo grau de concordância entre as respostas. A percepção dos sujeitos sobre a comunicação foi considerada satisfatória, apontando que não é estabelecida relação direta entre a comunicação e o processo de trabalho. CONCLUSÃO: considera-se que os dados obtidos nesse estudo foram relevantes, de modo que permitiram discutir o papel da comunicação no sistema gestor pesquisado.

Gestão em Saúde; Comunicação; Fonoaudiologia


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