Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos de avaliação fonoaudiológica da paralisia facial periférica: revisão integrativa de literatura

RESUMO

Objetivo:

descrever e analisar os instrumentos clínicos de avaliação de paralisia facial periférica por meio da revisão integrativa de literatura.

Métodos:

foram seguidos os preceitos deste tipo de revisão: questão norteadora, identificação, seleção de estudos e análise crítica. As bases utilizadas foram: “Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)”, “Scientific Electronic Library (SCIELO)”, “Google Acadêmico” e “Pubmed”, na busca de artigos publicados em periódicos nacionais, no período entre janeiro de 2008 e julho de 2018, disponíveis na íntegra, sendo utilizados os termos: “Fonoaudiologia”, “Avaliação” e “Paralisia Facial” e na língua inglesa: “Speech, Language and Hearing Sciences”, “Evaluation” e “Facial Paralysis. Os dados obtidos foram organizados por autor, título, objetivo, instrumentos utilizados, descrição dos instrumentos e procedimentos de aplicação utilizados nos artigos.

Resultados:

de um total de 992 artigos encontrados, apenas 18 se encaixaram nos critérios de inclusão da pesquisa. Na maioria dos artigos encontrados, havia apenas citações ou considerações sobre instrumentos de avaliação, sem a plena descrição e procedimentos para aplicação.

Conclusão:

o estudo permitiu identificar publicações que indicam uso de instrumento de avaliação clínica e fonoaudiológica. No entanto, seria necessário detalhamento quanto a apresentação dos procedimentos de avaliação, visando cooperar na elaboração e no refinamento de metodologias e técnicas fonoaudiológicas.

Descritores:
Fonoaudiologia; Procedimentos Clínicos; Paralisia Facial

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br