Acessibilidade / Reportar erro

Potencial evocado auditivo de média latência e habilidades auditivas em adultos

RESUMO

Objetivo:

comparar a latência e a amplitude dos componentes Na, Pa, Nb e Pb do Potencial Evocado Auditivo de Média Latência em adultos com e sem alterações em habilidades auditivas, bem como analisar a sensibilidade e a especificidade dos valores de corte de 30% e 50% para o Efeito de Orelha.

Métodos:

compuseram a amostra 32 indivíduos de ambos os sexos e sem perda auditiva, sendo subdivididos em Grupo 1 (16 indivíduos sem alterações em habilidades auditivas) e Grupo 2 (16 indivíduos com alterações em habilidades auditivas). Todos os participantes foram submetidos a uma avaliação audiológica e aos Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico de Média Latência. O teste ANOVA foi utilizado na análise dos dados, considerando significantes os valores de p menores ou iguais a 0,05.

Resultados:

foi observada diferença estatisticamente significante apenas na amplitude de Na e Pa, quando Grupo 1 e Grupo 2 foram comparados. Esta diferença foi observada nas ondas A1C3 e A2C3. Na análise de sensibilidade e especificidade do Potencial Evocado Auditivo de Média Latência, observou-se que o valor de corte de 50% apresentou um melhor equilíbrio entre os critérios de sensibilidade e especificidade.

Conclusão:

os indivíduos adultos com alterações nas habilidades auditivas apresentaram menor amplitude de resposta nos componentes Na e Pa das ondas geradas no hemisfério esquerdo. O valor de corte de 50% apresentou um melhor equilíbrio na análise do Efeito de Orelha para a contribuição no diagnóstico de alterações de habilidades auditivas.

Descritores:
Potenciais Evocados Auditivos; Adulto; Audição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br