Acessibilidade / Reportar erro

Terapia vocal com abordagem respiratória em idosos: prática de fonoaudiólogos brasileiros

RESUMO

Objetivo:

investigar a prática de fonoaudiólogos brasileiros em terapia vocal para idosos com ênfase na respiração e verificar possíveis associações entre realização de cursos específicos e conhecimento sobre parâmetros respiratórios, entre o uso de incentivadores e dispositivos respiratórios e entre a idade e o uso destes instrumentos.

Métodos:

participaram 156 especialistas em voz, contatados via e-mail, que responderam um formulário na plataforma Google Forms. Foram incluídos especialistas em voz, com experiência maior ou igual a três anos e excluídos aqueles que não preencheram o questionário completamente. Analisaram-se frequências absolutas e relativas e a associação pelo teste Qui-quadrado, com significância de 5%.

Resultados:

a maioria realizou cursos com abordagem respiratória. Destacaram-se: uso de sons facilitadores, exercícios de função vocal e uso de instrumentos respiratórios, com relatos de melhora vocal. Houve associação entre o uso de incentivadores e dispositivos respiratórios e entre idade e o uso de instrumentos respiratórios.

Conclusão:

fonoaudiólogos experts em voz realizam terapia vocal para idosos disfônicos com ênfase na abordagem respiratória. Profissionais que usam incentivadores respiratórios usam também os dispositivos respiratórios. Aqueles com mais idade são os que mais utilizam instrumentos respiratórios. A realização de cursos específicos não está associada ao conhecimento sobre parâmetros respiratórios.

Descritores:
Idoso; Qualidade da Voz; Treinamento da Voz; Respiração; Distúrbios da Voz

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br