RESUMO
Objetivo:
investigar o conhecimento de professores sobre a Fonoaudiologia Educacional e sobre a importância das habilidades auditivas e linguísticas para aprendizagem, comparando as respostas dos docentes entre escola pública e privada.
Métodos:
estudo exploratório de abordagem mista, quantitativa e qualitativa, realizado com 25 professores que lecionam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário composto por 19 perguntas fechadas, que exploraram a relação entre linguagem, audição e aprendizagem e 01 pergunta aberta, que abordou o conhecimento sobre a Fonoaudiologia Educacional. Os dados quantitativos foram analisados por meio de análises estatísticas descritivas e inferenciais e os qualitativos por meio de análise de conteúdo na modalidade temática.
Resultados:
os professores reconhecem, de modo geral, a importância da audição e linguagem para a aprendizagem, embora não se sintam preparados para lidar com isso na escola e não possuam conhecimentos mais específicos sobre o processamento auditivo. Os resultados obtidos na pergunta aberta também revelaram um conhecimento limitado sobre a Fonoaudiologia Educacional e a principal fonte de conhecimento foi a experiência prévia de alguns professores com trabalho do fonoaudiólogo inserido no contexto educacional. Não foram observadas diferenças importantes entre as repostas dos docentes de escolas pública e privada.
Conclusão:
os conhecimentos dos professores acerca da Fonoaudiologia Educacional e da importância da audição e linguagem para a aprendizagem ainda são limitados, sendo necessários maiores investimentos em formações nesta área.
Descritores:
Aprendizagem; Linguagem; Audição; Educação