Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Em 2017 o Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial realizado pela Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - ABRAMO chega a sua 10a edição. Com muita honra o Grupo de Motricidade Orofacial e Disfagia de Belo Horizonte assumiu a parceria na organização do evento e a Faculdade de Medicina da UFMG se prepara para acolher participantes de todo o país.

Pensado inicialmente como um evento de impacto basicamente regional, o Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial (EBMO) amadureceu e conquistou um local de destaque dentre os eventos científicos anuais da Fonoaudiologia. Palestrantes e debatedores de elevado destaque na área e a quantidade e nível dos trabalhos científicos são indicadores da qualidade que o evento alcançou ao longo desses 10 anos.

O evento tem recebido um número crescente de trabalhos inscritos tanto na modalidade resumo simples quanto expandido, os quais concorrem à premiação. É possível observar, inclusive, que diversos trabalhos concorrentes à premiação posteriormente são publicados na Revista CEFAC, atestando sua qualidade.

Os EBMO tiveram seu início oficial em 2008 e sempre buscaram alternar regiões do país. Assim, em agosto de 2008, foi realizado o I EBMO na cidade de Goiânia-GO, em 2009 o II EBMO em Recife-PE e em 2010 o III EBMO, em Belo Horizonte - MG. No ano de 2011, foi realizado na cidade de Natal-RN o IV EBMO e neste evento instituiu-se a apresentação de trabalhos científicos, o Prêmio Irene Marchesan para destaque científico e o lançamento de um livro acerca da temática do Encontro, a cada evento. Neste evento ocorreu o lançamento do livro “Atualidades em Motricidade Orofacial”.

Em 2012, o V EBMO aconteceu na cidade de Curitiba-PR e foi lançado o livro “Terapia fonoaudiológica em Motricidade Orofacial”. Em 2013, o VI EBMO aconteceu na cidade de Fortaleza-CE, contando também com o lançamento do livro “Avaliação em Motricidade Orofacial: discussão de casos clínicos”. O VII EBMO realizado em 2014 na cidade de São Paulo resultou na publicação do livro “Práticas clínicas em Motricidade Orofacial”. Em 2015 o VIII EBMO foi realizado na cidade de João Pessoa-PB e destacou-se a publicação do livro “A fala nos diversos contextos da Motricidade Orofacial”. Por fim, em 2016, na cidade de Bauru, o IX EBMO abordou as interfaces da Motricidade Orofacial com as demais áreas de conhecimento, tendo sido lançado na oportunidade o livro “Interfaces em Motricidade Orofacial”.

Agora em 2017, nos dias 1, 2 e 3 de junho, a temática desenvolvida será “A atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde”. Na oportunidade serão discutidas abordagens da Motricidade Orofacial na atenção primária, secundária e terciária trazendo à tona temas de grande interesse ao fonoaudiólogo, seja este clínico e/ou pesquisador.

As oficinas temáticas abordarão questões relacionadas ao frênulo lingual, pontos motores da face, aleitamento, exercícios miofuncionais e bandagem terapêutica. Nas mesas redondas e palestras serão discutidas a atuação fonoaudiológica na atenção básica, prevenção da recusa alimentar, paralisia facial, estética da face, terapia miofuncional orofacial, distúrbios do sono, câncer de boca, queimaduras de cabeça e pescoço, cirurgia bariátrica e transtornos de fala.

As montanhas de Minas e a hospitalidade de seu povo aguardam todos para um rico momento científico e porque não um café com prosa?

Andréa Motta
Presidente do 10º EBMO

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 2017
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br