Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação do Modelo Lógico do Programa de Triagem Auditiva Neonatal

RESUMO

Objetivos:

elaborar e validar o modelo lógico do Programa de Triagem Auditiva Neonatal na rede de saúde auditiva.

Métodos:

estudo do tipo pesquisa de desenvolvimento metodológico com vistas a elaboração do Modelo Lógico do Programa de Triagem Auditiva Neonatal e sua respectiva validação de conteúdo por meio da “conferência de consenso”. A pesquisa foi realizada em 3 etapas: 1) revisão de literatura, análise de documentos normativos e recomendações oficiais acerca da Triagem Auditiva Neonatal; 2) elaboração do modelo lógico; e 3) validação do mesmo por meio de rodadas de consulta a especialistas.

Resultados:

a análise documental possibilitou a delineação de um modelo lógico distribuído em três dimensões: (1) Educação em Saúde Auditiva, (2) Triagem Auditiva Neonatal e (3) Gestão, o qual foi validado com base no julgamento de especialistas na área. Após o processo de validação, três variáveis no aspecto “processo” e uma no aspecto “estrutura” receberam ajustes e duas variáveis do aspecto processo foram excluídas.

Conclusão:

o modelo lógico explicitou as dimensões, atividades e resultados do Programa de Triagem Auditiva Neonatal de forma prática e clara, podendo auxiliar tanto o processo de comunicação e divulgação de seus resultados, como também para oferecer subsídios para futuras pesquisas avaliativas na área da saúde auditiva neonatal.

Descritores:
Modelos Teóricos; Triagem Neonatal; Audição; Estudos de Validação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br