Acessibilidade / Reportar erro

Fonoaudiólogos doutores no Brasil: perfil da formação e produção científica na área de voz

RESUMO

Objetivo:

investigar, dentre os fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores, que em suas teses analisaram questões relacionadas à voz, as variáveis sexo, ano de defesa da tese, tipo e localização da instituição de ensino, inserção do programa em que a tese foi desenvolvida, temática da mesma e produção científica dos autores nos últimos 10 anos.

Métodos:

dados levantados pela consulta à Plataforma Lattes no período de 1986 a 2017. Os critérios de inclusão foram ter formação em Fonoaudiologia, ser brasileiro e ter se titulado doutor. As variáveis estabelecidas foram registradas no programa STATA/IC 14.2, e realizada análise descritiva dos dados e tendência de crescimento do número de teses.

Resultados:

104 profissionais na amostra, maioria sexo feminino, título por instituição pública federal, localizada na região Sudeste, defendeu temática sobre voz clínica, em programas específicos da área (Distúrbios da Comunicação Humana; Fonoaudiologia; Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). A produção de artigos foi de 1.458 artigos publicados no período analisado, com 6.867 citações em bases de dados diversas.

Conclusão:

observado crescimento constante no número de teses defendidas na área de voz nos últimos 30 anos, ainda com concentração para as subáreas de voz clínica, em instituições públicas federais predominantemente na região sudeste e em programas específicos para a Fonoaudiologia.

Descritores:
Fonoaudiologia; Ensino; Pesquisa; Indicadores de Produção Científica; Educação de Pós-graduação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br