Acessibilidade / Reportar erro

Triagem e diagnóstico de dificuldades/transtornos de aprendizagem - desfecho de avaliações interdisciplinares

RESUMO

Objetivo:

verificar a ocorrência do baixo desempenho escolar em crianças e investigar quais as influências intrínsecas mais prevalentes nessa amostra.

Métodos:

104 crianças freqüentando os cinco primeiros anos do ensino fundamental participaram da fase 1 (seleção das crianças com baixo desempenho escolar por meio de teste padronizado e média escolar). Nesta fase, 56 crianças (54%) foram classificadas com desempenho escolar insatisfatório. Na fase 2 (diagnóstico diferencial) 35 crianças das 56 selecionadas realizaram as avaliações multidisciplinares. A análise realizada foi a descritiva.

Resultados:

das 35 crianças que completaram a fase 2, 18 crianças (51%) apresentavam diagnósticos de transtorno do humor (2 - 6% depressão; 16 - 45% transtorno/sinais de ansiedade), 14 (40%) a condição de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, 1 (3%) de transtorno específico de linguagem e 1 (3%) transtorno específico de aprendizagem. Dentre as alterações mais prevalentes em leitura/escrita/aritmética, destaca-se a disortografia (19 crianças - 54%) e crianças não alfabetizadas (10 - 29%).

Conclusões:

mais da metade das crianças em idade escolar apresentaram déficits na aprendizagem da linguagem escrita e/ou aritmética e, as variáveis intrínsecas mais prevalentes nessa população foram os transtornos internalizantes e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Descritores:
Transtornos de Aprendizagem; Transtorno de Aprendizagem Específico; Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade; Transtorno do Humor; Equipe de Assistência ao Paciente

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br