Acessibilidade / Reportar erro

Agravos fonoaudiológicos sob a ótica do agente comunitário de saúde

RESUMO

Objetivo:

verificar o conhecimento dos agentes comunitários de saúde quanto aos agravos fonoaudiológicos, investigando orientações realizadas.

Métodos:

estudo transversal com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuantes nos Centros de Saúde (CS) do distrito sanitário Leste do município de Florianópolis, SC. Os ACS responderam a um questionário com caracterização sociodemográfica e conhecimento quanto a agravos fonoaudiológicos, por meio de questionamentos quanto às orientações realizadas em visitas referentes à promoção da saúde nos diferentes ciclos de vida. Foi realizada uma análise estatística descritiva no programa STATA 11.0.

Resultados:

foram entrevistados 55 ACS, com idade média de 44,56 anos, a maioria do sexo feminino (98,18%) e ensino médio (80%). Dentre os principais marcadores de saúde dos CS encontrou-se a Hipertensão arterial e a diabetes caracterizadas como doenças crônicas não transmissíveis. As orientações relacionadas à promoção da saúde materno infantil relatadas pelos ACS envolviam mais conhecimentos quanto aos agravos fonoaudiológicos em comparação com orientações a respeito da promoção da saúde da criança e do idoso.

Conclusão:

o estudo revelou que existe conhecimento por parte dos ACS com relação aos agravos fonoaudiológicos, já que são incorporados nas orientações realizadas pelos mesmos, porém este pode ser entendido como limitado. Considerando-se que o ACS é o principal elo entre a comunidade e a equipe de saúde torna-se essencial incorporar estes conhecimentos ao saber deste profissional como forma de efetivar as ações promoção e prevenção de saúde, configurando a integralidade do cuidado em saúde.

Descritores:
Agente Comunitário de Saúde; Promoção de Saúde; Fonoaudiologia; Doença Crônica; Vigilância em Saúde Publica

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br