Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre habilidade de vocabulário receptivo, consciência sintática e escrita de palavras

RESUMO

Objetivo:

verificar a correlação entre as provas de vocabulário receptivo, consciência sintática e escrita ortográfica de palavras isoladas.

Métodos:

participaram 42 escolares do 3° ano do ensino fundamental I, pertencentes a rede de financiamento público de ensino, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 a 9 anos. Para a obtenção dos dados foi aplicado o Teste de Vocabulário Receptivo, Prova de Consciência Sintática, Avaliação da Escrita sob ditado de Palavras e Ditado soletrado. Para a distribuição de normalidade foi utilizado o teste de Kolmogorv-Smirnov, na relação entre as variáveis o teste de correlação de Sperman e de valor de R2 (p-valor ≤0,05).

Resultados:

houve diferença estatisticamente significante, com presença de correlação positiva classificada como moderada entre vocabulário receptivo, consciência sintática e ditado de palavras (valores próximos a 0,40 a 0,50). Classificação de moderada a alta entre julgamento gramatical, ditado de palavras e ditado soletrado (valores próximos a 0,50 a 0,75). Classificada como baixa a moderada entre ditado de palavras e correção gramatical, correção gramatical e agramatical, e categorização de palavras (valores próximos a 0,25 a 0,50). E moderada alta entre ditado de palavras e ditado soletrado (valores próximos a 0,50 a 0,75).

Conclusão:

a presença de correlação positiva foi identificada, variando de baixa a alta, apontando para a relação direta e favorável entre as habilidades de vocabulário receptivo, consciência sintática e escrita de palavras isoladas.

Descritores:
Aprendizagem; Escrita Manual; Linguagem; Vocabulário; Escolaridade

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br