Acessibilidade / Reportar erro

A influência de dentaduras implanto-suportadas sobre o estado nutricional de indivíduos idosos

RESUMO

Objetivo:

avaliar o estado nutricional de indivíduos idosos submetidos a procedimentos de reabilitação oral cirúrgico-protético.

Métodos:

foram avaliados 15 pacientes completamente edêntulos com idade igual ou superior a 60 anos (10 mulheres e 5 homens). Todos os indivíduos usaram prótese removível em ambos os arcos e tiveram suas próteses mandibulares substituídas por próteses com implante, foram submetidas à avaliação nutricional, compreendendo aspectos antropométricos, análise bioquímica do sangue e avaliação dietética antes da cirurgia e três e seis meses após a cirurgia.

Resultados:

a análise estatística da avaliação antropométrica não revelou diferença significativa entre os períodos de estudo, para todos os parâmetros investigados. A avaliação bioquímica revelou um aumento significativo da albumina três meses após o tratamento odontológico, voltando a níveis inferiores após seis meses. A avaliação dietética evidenciou que a ingestão calórica, macronutrientes proteínas e carboidratos não foram alterados após o tratamento odontológico. Por outro lado, a ingestão de lipídios foi menor seis meses após o tratamento odontológico em comparação com os resultados anteriores.

Conclusão:

portanto, a colocação de próteses dentárias completas implantadas nos idosos investigados neste estudo não modificou a condição nutricional no curto prazo, sugere que os sujeitos mantiveram as características alimentares anteriores.

Descritores:
Estado Nutricional; Envelhecimento; Prótese Total; Prótese Dentária Fixada por Implante

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br