Acessibilidade / Reportar erro

Versão digital do teste de Nomeação Automática Rápida (RAN): uma contribuição para detectar precocemente problemas de leitura em crianças

RESUMO

Objetivo:

apresentar uma versão digital do teste de Nomeação Automática Rápida (RAN), construído para ser uma ferramenta auxiliar para detectar precocemente problemas de leitura em crianças.

Métodos:

o aplicativo foi elaborado visando fornecer recursos, como: a) cadastro de indivíduos; b) segurança da informação com o uso do sistema de autenticação online - cada indivíduo é visualizado apenas por quem o cadastrou e c) histórico de resultados. Para conhecer as impressões de fonoaudiólogos e profissionais da área da educação sobre esta versão digital do teste de RAN, foi realizada uma pesquisa de opinião pública com participantes não identificados por meio do Google Forms.

Resultados:

o aplicativo conta com reconhecimento automático de fala e permite registro e acesso ao histórico da aplicação, incluindo avaliação estatística de resultados. O aplicativo apresenta uma interface responsiva que se adapta às dimensões do aparelho móvel, com cores suaves, e oferece opções variadas de fontes de texto. As imagens dos objetos desta versão digital foram elaboradas por uma designer, sendo imagens comuns ao universo infantil.

Conclusão:

o aplicativo apresenta-se como uma ferramenta digital útil, que auxilia profissionais da área da educação infantil a avaliar precocemente crianças com dificuldades na leitura com destaque aos seguintes elementos: imagens exclusivas e adequadas ao universo infantil e a função de armazenamento de resultados dos usuários testados.

Descritores:
Leitura; Aprendizagem; Tecnologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br