Acessibilidade / Reportar erro

Concepções de professores de IES sobre o desempenho comunicacional e expressivo articuladas à avaliação de discentes sobre esta performance

Conceptions of teacher of IES for articulated communicative and expressive development on evaluation of students on this performance

OBJETIVO: investigar e analisar se professores/oradores possuem conhecimento sobre a importância da comunicação e da expressividade em seu ambiente de trabalho e sua relação com a Fonoaudiologia. De modo específico, objetivou-se ainda articular esse conhecimento com a opinião de alunos acerca da performance comunicativa e expressiva destes professores/oradores, em atividade de palestra. MÉTODO: foi realizada uma pesquisa com professores/oradores em um Congresso de Iniciação Científica promovido pela Faculdade Redentor por meio da aplicação de questionários simples, contendo perguntas relacionadas à comunicação e à expressividade. Participaram do estudo seis professores/oradores e 30 alunos/ouvintes. RESULTADOS: obtiveram-se dados que demonstraram que o conhecimento dos professores/oradores, referentes à comunicação e expressividade estava um pouco aquém do esperado. Porém, houve aprovação por parte dos alunos/ouvintes em relação à produção e apresentação das palestras. CONCLUSÃO: conclui-se que professores/oradores precisam se integrar mais de questões a respeito da comunicação e à expressividade, durante as palestras, com o intuito de ampliar seus conhecimentos para essa prática. Ao responder o questionário, os professores/oradores se mostraram dispostos em melhorar naquilo que eles descobriram serem falhos. Foi por meio desta pesquisa que, a maioria deles percebeu então, que a Fonoaudiologia é a Ciência capaz de auxiliá-los, apresentando técnicas e métodos facilitadores para aperfeiçoar suas apresentações.

Comunicação; Fonoaudiologia; Docentes; Conhecimento


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br