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Processamento auditivo temporal em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

OBJETIVO:

comparar os achados da avaliação comportamental do processamento auditivo temporal em crianças com e sem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

MÉTODOS:

participaram desse estudo 30 crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, sendo 15 do grupo controle e 15 do grupo pesquisa, com limiares audiométricos dentro dos padrões de normalidade. Como procedimentos foram realizados os testes temporais de padrão de frequência e de duração.

RESULTADOS:

na comparação entre o grupo controle e grupo pesquisa em ambos os testes - padrão de frequência e padrão de duração foram verificadas diferenças significantes entre os grupos, sendo que o grupo pesquisa apresentou resultados alterados em sua maioria, enquanto que todas as crianças do grupo controle apresentaram resultados normais. Foi possível observar ainda que todas as crianças de ambos os grupos tiveram resultados inferiores para o Padrão de Duração quando comparado aos resultados do Padrão de Frequência e.

CONCLUSÃO:

a avaliação comportamental do processamento auditivo temporal de crianças com e sem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mostrou que os sujeitos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentaram alterações, enquanto que o grupo sem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade resultados normais em ambos os testes. O presente estudo possibilitou um maior conhecimento da via auditiva central das crianças com e sem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, porém, outros estudos ainda se fazem necessários, principalmente na literatura nacional, a fim de se conhecer melhor o funcionamento do processamento auditivo dessas populações.

Audição; Criança; Percepção Auditiva; Testes Auditivos; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade


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