Acessibilidade / Reportar erro

Serviços especializados em intervenção precoce: elegibilidade e atuação multiprofissional

RESUMO

Objetivo:

caracterizar os serviços de Intervenção Precoce oferecidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Mato Grosso do Sul.

Métodos:

das 56 instituições contatadas, 33 confirmaram a existência dos serviços de Intervenção Precoce e receberam via e-mail um protocolo para a caracterização dos serviços. Dez protocolos foram respondidos pelo responsável institucional. Os dados foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva e representação cartográfica do Mato Grosso do Sul.

Resultados:

as instituições pesquisadas estão presentes em grande parte da extensão territorial do estado. Contudo, falta cobertura de uma grande área central, de relevante densidade demográfica. O termo mais utilizado para caracterizar o serviço foi Estimulação Precoce. Enquanto público elegível, as instituições atendem prioritariamente bebês sindrômicos, com malformação, prematuros e bebês com risco social, com faixa etária entre zero e três anos de idade (60%) que chegam encaminhadas pelos serviços de saúde e passam pela triagem. Todas contam com equipe multiprofissional, com pelo menos quatro profissionais diferentes, com atuação inter ou transdisciplinar, com plano de intervenção elaborado com e para a família.

Conclusão:

considerando a importância da Intervenção precoce junto às famílias, destaca-se a urgência da formação continuada junto às instituições da região para oferta dos serviços.

Descritores:
Estimulação Precoce; Desenvolvimento Infantil; Educação Especial

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br