Acessibilidade / Reportar erro

Critérios médicos de indicação e retirada de via alternativa de alimentação em idosos hospitalizados

RESUMO

Objetivo:

descrever os critérios médicos e o papel da conduta fonoaudiológica na indicação e retirada da via alternativa de alimentação em idosos.

Métodos:

estudo transversal realizado com a equipe médica de um hospital público por meio da aplicação de um questionário quanto os critérios médicos de indicação e retirada de via alternativa de alimentação e atuação fonoaudiológica. Foi utilizado estatística descritiva para variáveis categóricas quanto frequência relativa e absoluta.

Resultados:

os dados obtidos por meio da participação dos 59 médicos possibilitaram definir como principais critérios de indicação de via alternativa de alimentação: nível de consciência, estado clínico e nutricional, condição respiratória e avaliação fonoaudiológica para disfagia. Os principais critérios para retirada de via alternativa de alimentação foram: estabilidade do quadro clínico e respiratório, aporte nutricional adequado e recomendação fonoaudiológica.

Conclusão:

quadro clínico e respiratório, estado nutricional e conduta fonoaudiológica foram os principais critérios levados em consideração pela equipe médica nas decisões de indicação e retirada da via alternativa de alimentação. A atuação fonoaudiológica foi relevante em ambas decisões médicas quanto a via alternativa de alimentação em pacientes idosos.

Descritores:
Idoso; Nutrição Enteral; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br