Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da palatoplastia na fala, nos aspectos dento-oclusais e na arcada dentária superior em crianças e adolescentes com fissura palatina: uma revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

compilar o conhecimento sobre aspectos de fala, crescimento maxilar, arcada dentária e questões dento-oclusais de sujeitos com fissura palatina (associada ou não à fissura labial), relacionando-os às alterações estruturais e morfológicas encontradas,à épocae à técnica utilizada na palatoplastia.

Métodos:

foi realizada busca de dados nas bases de dados: Pubmed, Scielo, Lilacs e Medline, entre os meses de Maio e Agosto de 2018. Utilizou-se os descritores: fissura palatina, fala, cirurgia bucal ou palatoplastia, dentes ou arcada dentária e seus respectivos termos em língua inglesa.

Resultados:

foram encontrados 92 artigos nas quatro bases de dados consultadas, sendo incluídos na revisão 11 que atenderam aos critérios de seleção estabelecidos. De acordo com os artigos achados, a técnica cirúrgica da palatoplastia influencia a fala, o crescimento maxilar, as questões dento-oclusais, entretanto ainda não está elucidado qual técnica oferece mais benefícios aos sujeitos com fissura palatina.

Conclusão:

entre os 11 estudos encontrados há divergência de resultados em relação à técnica cirúrgica que mais favorece o desenvolvimento da fala, da arcada dentária e o crescimento maxilar, sendo necessário o desenvolvimento de novas pesquisas relacionando aspectos de fala, crescimento facial dento-oclusais e de arcada dentária nos sujeitos com fissura palatina, à técnica e à época de realização da palatoplastia.

Descritores:
Cirurgia; Fala; Fissura Palatina; Dente; Arco Dental

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br