Acessibilidade / Reportar erro

Análise da produção científica brasileira em Motricidade Orofacial

RESUMO

Objetivo:

analisar a produção científica brasileira em Motricidade Orofacial de anais de congressos e periódicos brasileiros na área da Fonoaudiologia dos últimos seis anos.

Métodos:

para essa revisão bibliométrica foram considerados e tabulados os dados referentes ao ano de produção, tipo de estudo, região/estado brasileiro, modalidade da instituição de ensino superior, evento/revista e formato de apresentação. Os dados foram discutidos sob a ótica quantitativa e de valores representativos.

Resultados:

foram publicados 1299 estudos nos últimos seis anos. A maior produção foi alcançada em 2014 e houve predomínio de estudos originais. As Instituições de ensino superior públicas produziram mais estudos quando comparadas às privadas. O evento com maior número de publicações foi o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, e o periódico com o maior número de publicações foi a Revista CEFAC. A região sudeste foi predominante em publicações, seguida da região nordeste.

Conclusão:

a caracterização da produção científica em motricidade orofacial permitiu verificar que esta é uma área de atuação consolidada embora ainda demande avanços.

Descritores:
Fonoaudiologia; Indicadores de Produção Científica; Brasil

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br