Acessibilidade / Reportar erro

Reabilitação auditiva em adultos: resultados de um programa de treinamento

RESUMO

Objetivo:

descrever os achados dos testes comportamentais do processamento auditivo em pacientes com perda auditiva antes e após a adaptação auditiva associada ao treinamento auditivo.

Métodos:

estudo descritivo analítico em que foram comparados os achados da avaliação do processamento auditivo em 22 pacientes, de 19 a 62 anos, com perda auditiva neurossensorial leve ou moderada. Testes utilizados: Localização Sonora; Masking Level Difference; Teste de Escuta Dicótica de Dissílabos Alternados; Teste de Padrão de Frequência Melódico, Teste de Padrão de Duração Melódico; Gaps In Noise; Fala com Ruído. Após os primeiros testes, os pacientes realizaram a adaptação auditiva e oito sessões de treinamento auditivo. Os testes foram refeitos após o período de dois meses.

Resultados:

houve predominância do gênero feminino e grau moderado de perda auditiva. Ao comparar as situações de avaliação inicial e final houve diferença estatisticamente significante (p<0,05) em todas as condições estudadas, com exceção dos testes Gaps In Noise e Masking Level Difference.

Conclusão:

os resultados comprovaram que o treinamento auditivo realizado em pacientes adultos usuários de aparelhos de amplificação sonora individual ocasionou melhora significante das habilidades do processamento auditivo, modificando o comportamento auditivo. A melhora dos resultados dos testes comportamentais do processamento auditivo nas situações inicial e final reflete melhora funcional auditiva.

Descritores:
Auxiliares de Audição; Audição; Perda Auditiva; Correção de Deficiência Auditiva; Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br