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Instrumentos de intervenção curricular para o ensino de aprendizes com o Transtorno do Espectro Autista: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

realizar uma revisão integrativa de artigos científicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais sobre instrumentos de intervenção curricular escolar, que favoreça os aspectos linguísticos, traduzidos e adaptados para o Português Brasileiro para o ensino de indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista.

Métodos:

foi realizado um levantamento de estudos científicos indexados nas bases de dados Pubmed, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science, Scopus e ERIC no período de Fevereiro a Março de 2018. Foram considerados para a pesquisa textos em língua inglesa e portuguesa dos últimos 20 anos sobre o tema proposto. Os critérios de inclusão utilizados foram: ser um instrumento de intervenção curricular escolar que favoreça os aspectos linguísticos; estar direcionado a aprendizes com Transtorno do Espectro Autista e; estar traduzido e adaptado para o Português Brasileiro.

Resultados:

214 artigos foram analisados, revelando a inexistência de estudos sobre o tema em tela. Este achado aponta uma lacuna na educação básica nacional, o que pode corroborar os baixos aspectos qualitativos da educação inclusiva no país. O Collaborative Model for Promoting Competence and Success for Students with Autism Spectrum Disorder pode viabilizar um ensino mais eficaz a aprendizes com autismo, uma vez que este instrumento habilita professores na intervenção curricular escolar com vistas a desenvolver também as habilidades linguísticas e a superar os desafios educacionais dos alunos com esta condição.

Conclusão:

o cenário brasileiro é de ausência de instrumentos, o que pode interferir na qualidade da educação inclusiva no Brasil.

Descritores:
Transtorno Autístico; Desenvolvimento Infantil; Aprendizagem; Ensino; Educação

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