Acessibilidade / Reportar erro

Disfonia, hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças da tireoide e queixas de ruído como prováveis fatores associados a perda auditiva em professores

RESUMO

Objetivo:

verificar possível associação da perda auditiva com disfonia, hipertensão arterial (HA), diabetes mellitus (DM), doenças da tireoide e queixas de ruído.

Métodos:

estudo transversal envolvendo 60 professores, média de idade de 47,05 anos. Foi avaliada a audição por meio da Audiometria tonal limiar, a percepção e qualidade vocal com o questionário vocal e a avaliação vocal acústica, enquanto a queixa de ruído e as comorbidades envolvidas foram investigadas com o questionário padronizado. A análise estatística utilizou os testes Ex-act de Mann Whitney, Fisher e regressão linear multivariada.

Resultados:

houve associação significante entre perda auditiva e DM, HA e doenças da tireoide (ambas p <0,0001), mas não foi encontrada associação entre queixa de ruído e perda auditiva nesta população. A regressão mostrou que as variáveis disfonia (p = 0,0311) e DM (p = 0,0302) são fatores de risco independentes para perda auditiva. Houve correlação entre perda auditiva e as características vocais rugosidade, soprosidade, tensão e ressonância.

Conclusão:

este estudo demostrou que HA e doenças da tireoide são fatores associados a perda auditiva, além disso a disfonia e DM se constituem em fatores associados independentes para a perda auditiva em professores. Estes resultados mostram a necessidade de políticas direcionadas a promoção da saúde do professor.

Descritores:
Perda Auditiva; Disfonia; Diabetes Mellitus; Hipertensão; Glândula Tireóide; Professor

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br