Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da sensibilidade cutânea em indivíduos com disfunção temporomandibular

RESUMO

Objetivo:

identificar a ocorrência de diferença da sensibilidade cutânea entre pontos análogos da face em indivíduos com disfunção temporomandibular.

Métodos:

participaram do estudo 60 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 73 anos. Foram incluídas pessoas classificadas com sinais e sintomas de DTM pelo Questionário Anamnésico de Fonseca. A avaliação da sensibilidade cutânea ocorreu com o auxílio de um estesiômetro Semmes-Weinstein. Para esse estudo, definiu-se alteração da sensibilidade a ocorrência de diferença entre pontos análogos das duas hemifaces. A localização dos pontos seguiu a descrição anatômica de bloqueio regional e foram confirmados com a utilização do aparelho de eletroestimulação neuromuscular. Foi realizada análise estatística dos dados coletados com nível de significância de 5%.

Resultados:

a ocorrência de diferença de sensibilidade entre os pontos análogos teve associação significante com as variáveis faixa etária e severidade da disfunção temporomandibular. Contudo, não foi percebida entre a alteração da sensibilidade e o sexo.

Conclusão:

na população estudada, quanto mais severa a disfunção temporomandibular, maior a alteração de sensibilidade cutânea ao longo da face, assim como, quanto maior a idade, maior a quantidade de pontos análogos com diferença de sensibilidade.

Descritores:
Face; Limiar Sensorial; Percepção; Dor Facial

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br