Acessibilidade / Reportar erro

Pressão e resistência dos lábios em sujeitos com e sem alteração oclusal

RESUMO

Objetivo:

avaliar a pressão e resistência dos lábios em sujeitos com má oclusão classe I, II e III de Angle, comparativamente a valores de referência e relacioná-las com sexo e idade.

Métodos:

estudo quantitativo, descritivo e transversal. Participaram 40 sujeitos, 20 mulheres e 20 homens, idade média 26,3 anos, separados pela classificação oclusal. Os voluntários responderam sobre queixa autorreferida de desempenho das funções estomatognáticas e foram submetidos à avaliação da mobilidade e postura dos lábios. Pressão e resistência foram aferidas com Iowa Oral Performance Instrument(IOPI) e os resultados comparados aos valores de referência descritos no manual do referido equipamento. Os dados foram analisados descritivamente e, para análise inferencial, utilizou-se o teste Qui-Quadrado de Pearson. Considerou-se nível de significância de 5%.

Resultados:

foi possível observar diminuição dos valores de pressão e resistência em todos os participantes, inclusive no grupo classe I de Angle. Foi encontrada uma relação inversa entre a idade dos sujeitos e os valores de pressão de lábios com significância estatística (p=0,02). De uma maneira geral, as mulheres apresentaram valores de pressão mais baixos que os homens.

Conclusão:

todos os sujeitos do estudo apresentaram valores de pressão labialinferiores aos de referência, descritos na literatura.

Descritores:
Lábio; Oclusão Dentária; Deformidades Dentofaciais

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br