Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de extensão vocal em idosas com e sem sintomas de voz

RESUMO

Objetivo:

caracterizar e comparar o perfil de extensão vocal de idosas com e sem sintomas de voz.

Métodos:

participaram do estudo 23 idosas, pertencentes a uma entidade pública de atendimento ao idoso, divididas em grupos com e sem sintomas de voz, segundo resultados da Escala de Sintomas Vocais (ESV). Todas foram submetidas à análise do Perfil de Extensão Vocal, por meio do software Vocalgrama. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando-se o nível de significância menor que 0,05.

Resultados:

os valores do Perfil de Extensão vocal foram 3,74% (±1,56) e 3,62% (±1,95) no grupo com e sem sintomas, respectivamente, e não houve diferenças nos diversos parâmetros do perfil de extensão vocal entre os grupos.

Conclusão:

nas idosas estudadas, o perfil de extensão vocal mostrou-se reduzido, independentemente de apresentarem ou não sintomas vocais. Chama-se a atenção para a importância de se investir nas possibilidades de treinamento vocal junto ao idoso com ênfase na flexibilidade vocal, visando ao aumento da extensão vocal nessa população.

Descritores:
Voz; Canto; Envelhecimento; Qualidade da Voz

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br