Acessibilidade / Reportar erro

Frequency-Following Response e Potencial Evocado Auditivo de Média Latência: uma análise frente ao processamento auditivo central de jovens adultos

RESUMO

Objetivo:

comparar a latência e a amplitude do Frequency-Following Response e do Potencial Evocado Auditivo de Média Latência em indivíduos típicos e com alterações das habilidades auditivas, assim como investigar a sensibilidade e especificidade de ambas as avaliações frente ao processamento auditivo central.

Métodos:

32 indivíduos de ambos os sexos foram distribuídos em Grupo 1 (sem alterações de habilidades auditivas) e Grupo 2 (com alteração em habilidades auditivas). Os grupos foram divididos de acordo com testes comportamentais do processamento auditivo central. Os indivíduos de ambos os grupos foram submetidos aos potenciais evocados auditivos. O teste T de Student foi utilizado para a análise, considerando 5% de significância.

Resultados:

no Grupo 2, V e A apresentaram maior latência e menor amplitude e slope. O Grupo 2 também apresentou menores amplitudes de Na e Pa nas ondas A1C3 e A2C3. O Frequency-Following Response apresentou 93% de sensibilidade e especificidade, enquanto o Potencial Evocado Auditivo de Média Latência apresentou 87% de sensibilidade e 93% de especificidade.

Conclusão:

os indivíduos com alteração das habilidades auditivas apresentaram maior latência e menor amplitude de resposta no Frequency Following Response e Potencial Evocado Auditivo de Média Latência em relação aos indivíduos típicos. O Frequency-Following Response apresentou melhor equilíbrio de sensibilidade e especificidade.

Descritores:
Processamento Auditivo; Potenciais Evocados Auditivos; Adulto; Audição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br