Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre o perfil auditivo e o diagnóstico fonoaudiológico em crianças e adolescentes

RESUMO

Objetivo:

verificar a associação entre o resultado da avaliação auditiva e o diagnóstico fonoaudiológico de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório universitário.

Métodos:

trata-se de estudo observacional transversal, baseado em análise dos prontuários de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório de avaliação fonoaudiológica entre 2010 e 2014. Foram coletados dados referentes às características sociodemográficas, diagnóstico fonoaudiológico, resultados do exame auditivo e da Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo. Foi realizada análise descritiva e de associação, utilizando o teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher e considerando nível de significância estatística de 5%.

Resultados:

a amostra foi composta por 122 participantes, a maioria do sexo masculino (67,2%), com média de idade de 8,78 anos. Foi verificada associação estatisticamente significante entre o resultado da audiometria e a hipótese diagnóstica de alteração da linguagem escrita (p = 0,011); entre os resultados dos testes de Memória Sequencial Não Verbal e de localização sonora com as hipóteses diagnósticas de alteração dos aspectos cognitivos da linguagem (p = 0,019 e p = 0,033, respectivamente) e da fala (p = 0,003 e p = 0,020, respectivamente) e entre o resultado do teste de Memória Sequencial Verbal com a hipótese diagnóstica de alteração de fala (p = 0,005).

Conclusão:

diante das associações encontradas, propõe-se que crianças e adolescentes com alterações na fala realizem a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo com a finalidade de verificar possíveis aspectos alterados, favorecendo intervenções terapêuticas direcionadas.

Descritores:
Fonoaudiologia; Criança; Adolescente; Testes Auditivos; Diagnóstico

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br