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Comparação das habilidades auditivas e visuais em paralíticos cerebrais diplégicos

Objetivo

comparar o desempenho das habilidades psicolinguísticas auditivas e visuais de crianças com PC-D.

Métodos

participaram dez crianças com PC-D, classificados por meio da escala Gross Motor Function Measure System (GMFMS), de idade entre quatro anos e um mês a cinco anos e seis meses. A avaliação fonoaudiológica constou de entrevista com responsável, análise de prontuário e aplicação dos subtestes auditivos e visuais do Teste de Illinois de Habilidades Psicolinguísticas (ITPA). O tratamento estatístico constou de análise descritiva e aplicação do teste de Wilcoxon (nível de significância foi p≤ 0,05).

Resultados

os subtestes que obtiverem os menores escores foram na memória sequencial auditiva e memória sequencial visual. Na comparação entre as habilidades auditivas e visuais somente houve diferenças estatisticamente significante nos subtestes de recepção e associação. O grupo se comportou de forma heterogênea. Este estudo pretende chamar atenção para esta questão, pois se considera que estas habilidades são de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas que devem ser pensadas nos programas de reabilitação destes indivíduos.

Conclusão

houve diferenças estatisticamente significantes nos subtestes auditivos e visuais de recepção e associação nesta população.

Linguagem Infantil; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Paralisia Cerebral; Desenvolvimento da Linguagem; Criança


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