Acessibilidade / Reportar erro

O zumbido e sua relação com ansiedade e depressão em idosos: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

verificar na literatura uma provável associação do zumbido com ansiedade e depressão em idosos.

Métodos:

revisão sistemática, com busca nas bases de dados indexadas (Lilacs, Scielo, Pubmed, Science Direct, The Cochrane Library), de estudos publicados entre 2013 e 2018, em português e inglês, que incluíssem adultos e/ou idosos com idade igual ou maior que 18 anos. Os descritores utilizados foram: “zumbido”, “tinnitus”, “depressão”, “depression”, “ansiedade”, “anxiety”, “adulto”, “adult”, “idosos”, “elderly”, intercalados pelo operador booleano AND.

Resultados:

foram selecionados 11 estudos e dentre estes, 5 compararam adultos e idosos, enquanto apenas 2 avaliaram esta relação somente em idosos. Os estudos sugerem que à medida que a idade aumenta, a severidade do zumbido e os sintomas psicológicos aumentam também, afetando homens e mulheres.

Conclusão:

poucos estudos compararam a relação entre as variáveis nos idosos. Foi constatada uma provável associação entre as variáveis, para ambos os sexos, e que o avançar da idade contribui para o aumento da severidade do zumbido e de seus sintomas psicológicos, acometendo a qualidade de vida desses indivíduos. Sugerem-se mais estudos para confirmar a associação entre zumbido, ansiedade e depressão na população idosa, sendo importante a atuação multiprofissional na avaliação e tratamento destas pessoas.

Descritores:
Zumbido; Ansiedade; Depressão; Adulto; Idoso

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br