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Facilitadores e barreiras para o uso do Sistema de FM em escolares com deficiência auditiva

RESUMO

Objetivo:

analisar os facilitadores e as barreiras para o uso do Sistema de FM em escolares com deficiência auditiva.

Métodos:

estudo transversal, observacional e documental. Os dados dos prontuários e das respostas de 30 professores de crianças com deficiência auditiva a um questionário foram utilizados na análise estatística descritiva e inferencial. As perguntas relacionaram-se ao uso do Sistema de FM pela criança e ao preparo dos professores para utilizar o recurso.

Resultados:

das 30 crianças cujos professores responderam ao inquérito, apenas nove utilizavam o Sistema de FM em sala de aula. Fatores como a idade, escolaridade dos pais e sua participação na terapia fonoaudiológica, bem como o conhecimento do professor sobre o Sistema de FM e sua experiência com crianças com deficiência auditiva mostraram ser facilitadores ou barreiras para o uso do dispositivo, bem como o uso consistente dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASIs).

Conclusão:

o principal facilitador para o uso do Sistema de FM foi o conhecimento do professor sobre o mesmo. Considerando-se a importância do uso deste recurso para a inclusão da criança com deficiência auditiva, pesquisas multicêntricas são desejáveis para a determinação de protocolos de acompanhamento da adaptação e treinamento da comunidade escolar.

Descritores:
Perda Auditiva; Escolares; Inclusão Educacional; Auxiliares de Audição; Professores

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