Acessibilidade / Reportar erro

Congresso brasileiro de fonoaudiologia: história, organização e produção científica

RESUMO

Objetivo:

apresentar a história do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, expondo sua organização e caracterizando parte da produção científica publicada em seus anais nos últimos dez anos.

Métodos:

trata-se de um estudo teórico, descritivo-exploratório, com fonte de dados bibliográfica. A análise foi fundamentada nos dados disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e restrita aos últimos dez anos. Os achados consideraram o ano, a categoria e a área de inscrição do trabalho. A análise estatística utilizou o programa Statistical Package for Social Sciences.

Resultados:

desde 2006 onze especialidades foram reconhecidas. As áreas disponíveis para submissão de trabalhos sofreram alterações entre 2008 e 2011. No período de 2012 a 2017 foram identificados 7296 participantes e 5166 publicações com progressiva redução em ambos desde 2014. Em 2017, a quantidade de trabalhos foi maior do que a de participantes. As submissões na categoria “tese/dissertação” registraram um aumento de 110%. A área “Voz” teve o maior número de trabalhos do período.

Conclusão:

o aumento no número de especialistas somado aos avanços tecnológicos podem justificar, parcialmente, a redução no número de participantes; porém, novos remanejamentos se fazem necessários como forma de manter o evento atualizado e atrativo caminhando de encontro às novas tendências da profissão.

Descritores:
Fonoaudiologia; Publicações; Congressos

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br