Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao uso de chupeta entre filhos de mulheres trabalhadoras com creche no local de trabalho

RESUMO

Objetivo:

identificar a prevalência de uso da chupeta e os motivos para sua introdução além de analisar os fatores associados a essa prática entre filhos de mulheres com creche no local de trabalho.

Métodos:

estudo transversal realizado com 46 mulheres trabalhadoras de uma Instituição de Ensino Superior com creche no local de trabalho, mães de crianças com idade média de 2,6 anos. Para coleta de dados, utilizou-se questionário enviado para casa. Procedeu-se análise descritiva dos motivos da introdução da chupeta e para a análise múltipla utilizou-se regressão de Poisson.

Resultados:

a prevalência do uso de chupeta foi de 63%. A maioria ofereceu a chupeta após o 16º dia, com o intuito de acalmá-la. Na análise múltipla, a maior escolaridade materna associou-se ao uso de chupeta.

Conclusão:

constatou-se a alta prevalência de uso e introdução precoce de chupeta entre filhos de mulheres trabalhadoras com creche no local de trabalho. Com relação aos fatores associados ao uso de chupeta nesta população verificou-se a menor escolaridade das mães como fator de proteção ao uso de chupeta.

Descritores:
Trabalho Feminino; Saúde da Criança; Chupeta; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br