Acessibilidade / Reportar erro

Ultrassonografia dos movimentos de língua do som /l/ e caracterização por gênero em crianças com desenvolvimento típico e atípico de fala

RESUMO

Objetivo:

comparar os gestos articulatórios de língua do som /l/, caracterizados pela variável gênero, de crianças com desenvolvimento típico e atípico de fala.

Métodos:

a amostra foi composta por 60 crianças, sendo 30 com desenvolvimento típico e 30 com desenvolvimento atípico, com idades entre 4 anos a 8 anos e 11 meses, de ambos os gêneros, estando o som /l/ adquirido para todas as crianças. Foram coletados os dados articulatórios (imagem de ultrassom do movimento de língua) a partir da gravação de palavras tri/polissílabas com o som /l/, considerando-se a elevação máxima do ponto de língua, utilizando a ultrassonografia dos movimentos de língua, analisados por meio do software Articulate Assistant Advanced (AAA). Foram comparados os contornos médios de língua das crianças típicas e atípicas em relação à variável gênero, a fim de observar possíveis diferenças entre esses grupos.

Resultados:

houve diferença significante quanto aos gestos de língua das crianças típicas e atípicas no gênero masculino. No gênero feminino houve menor diferenciação das médias dos contornos de língua entre as crianças típicas e atípicas.

Conclusão:

o grupo de crianças atípicas do gênero masculino apresentou menor habilidade de refinamento dos gestos de língua quando comparadas às típicas do mesmo gênero.

Descritores:
Ultrassonografia; Fala; Avaliação; Crianças; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br