Acessibilidade / Reportar erro

Análise comparativa entre adenomectomia transvesical aberta e videolaparoscópica no tratamento da hiperplasia prostática benigna em hospital terciário de Curitiba - PR: estudo retrospectivo

RESUMO

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi comparar o resultado das técnicas de prostatectomia transvesical aberta e videolaparoscópica no tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB) em um hospital terciário.

Métodos:

foram revisados prontuários de pacientes submetidos a adenectomia transvesical devido a HPB entre março de 2019 a março de 2021 no serviço de urologia do Hospital de Clínicas do Paraná (HCPR), sendo incluídos 42 pacientes no grupo prostatectomia transvesical aberta e 22 no grupo videolaparoscópico. Em seguida foi feita a comparação entre as técnicas nos quesitos tempo cirúrgico, sangramento, tempo de internamento, necessidade de terapia intensiva, entre outras, além de desfecho pós-operatório.

Resultados:

o tempo cirúrgico médio foi menor na técnica aberta em comparação com a técnica videolaparoscópica (141 min vs 274 min). O grupo videolaparoscópico apresentou um tempo médio de internamento menor (3,5 dias vs 6,36 dias). Não houve significância estatística na comparação quanto a necessidade de unidade de terapia intensiva, assim como na avaliação do sangramento pós-operatório.

Conclusão:

comparativamente, as técnicas demonstraram um desfecho semelhante, com baixa taxa de complicações e resultados satisfatórios para o tratamento da HPB. Sendo a técnica videolaparoscópica uma cirurgia com menor tempo de internamento, porém às custas de um maior tempo cirúrgico. .

Palavras-chave:
Urologia; Prostatismo; Hiperplasia Prostática; Laparoscopia; Prostatectomia

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br