Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação linfocintilográfica da circulação linfática em pacientes vítimas de desenluvamentos circunferenciais dos membros inferiores

RESUMO

Introdução:

as formas secundárias de linfedema podem ocorrer em consequência de tumores, cirurgias, radioterapia, traumas e infecções. Os desenluvamentos são formas graves e infrequentes de trauma, sendo observada avulsão no plano da fáscia muscular, com consequente lesão do sistema linfático.

Objetivo:

avaliar as alterações na circulação linfática nos pacientes vítimas de desenluvamentos circunferenciais nos membros inferiores, a partir da análise linfocintilográfica.

Pacientes e Métodos:

análise retrospectiva dos casos atendidos no período de 2010 a 2016. Foram incluídos os casos com acometimento segmentar, circunferencial e unilateral em membros inferiores. A linfocintilografia foi realizada após um intervalo mínimo de 12 meses do término do tratamento. O membro inferior não traumatizado foi utilizado como controle. Para a avaliação semiquantitativa dos achados linfocintilográficos, utilizou-se o Índice de Kleinhans (ISQTK).

Resultados:

foram avaliados 18 pacientes, sendo seis do gênero feminino e 12 do masculino. A média de idade foi de 28,11 anos. A extensão vertical do segmento traumatizado circunferencial foi em média de 29,33cm. O segmento traumatizado apresentou variações de 5 a 15% da superfície corporal, com média de 8,95%. A linfocintilografia foi realizada após intervalo médio de 22,55 meses. Foram observadas alterações no exame linfocintilográfico do membro traumatizado (MT) em 13 pacientes. Todos os exames dos membros controle (MC) foram normais. O ISQTK médio observado no MT foi 8,32 (0,3-20,75). No MC o valor médio foi de 0,58 (0,15-0,75).

Conclusão:

os pacientes com desenluvamentos circunferenciais nos membros inferiores apresentam circulação linfática comprometida e alta probabilidade para o desenvolvimento de linfedema.

Palavras-chave:
Linfedema; Lesões dos Tecidos Moles; Pé; Fáscia; Cintilografia

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br