Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de coorte retrospectivo para avaliação de fatores de risco para desenvolvimento de lesão endometrial em pacientes com câncer da mama em uso de tamoxifeno

RESUMO

Introdução:

o câncer da mama é o câncer de maior incidência no sexo feminino no Brasil, representando 29,7% de todos os cânceres. Mais de dois terços das mulheres com câncer da mama apresentam expressão para receptores hormonais, estando, nestes casos, indicada a terapia hormonal com tamoxifeno, que pode representar fator de risco para o desenvolvimento do câncer do endométrio (risco relativo quatro vezes maior).

Objetivo:

este trabalho teve como objetivo avaliar a associação entre o uso de tamoxifeno e o desenvolvimento de distúrbios endometriais bem como eventuais outros fatores associados.

Pacientes e método:

Estudo de coorte retrospectivo de 364 pacientes com câncer da mama, das quais 286 utilizaram tamoxifeno e 78 não utilizaram esta hormonioterapia.

Resultados:

pacientes que usaram tamoxifeno tiveram um seguimento médio de 51,42 meses, semelhante àquelas sem terapia hormonal (p=0,081). Um total de 21 (7,3%) mulheres que usaram tamofixeno e nenhuma mulher sem terapia hormonal apresentaram alterações endometriais durante o seguimento (p=0,01). Nas 270 mulheres que tinham informação sobre obesidade, esta se associou significantemente com o desenvolvimento de alterações endometriais (p=0,008). A associação entre tamofixeno e alterações endometriais permaneceu significante (p=0,039) após ajustar para interação com obesidade.

Conclusão:

o uso de tamoxifeno no tratamento do câncer da mama esteve associado ao maior risco para desenvolvimento de alterações endometriais especialmente quando associado à obesidade.

Palavras-chave:
Neoplasias da Mama; Tamoxifeno; Fatores de Risco; Doenças Uterinas; Obesidade

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br