Acessibilidade / Reportar erro

O impacto do Bypass Gástrico em Y de Roux e da Gastrectomia Vertical na perda de peso: um estudo retrospectivo e longitudinal no Estado do Paraná, Brasil

RESUMO

Objetivo:

comparar o impacto das técnicas Bypass Gástrico em Y de Roux (BGYR) e Gastrectomia Vertical (GV) na redução do peso corporal ao longo de 1 e 5 anos após a cirurgia bariátrica em pacientes obesos no Estado do Paraná.

Métodos:

estudo longitudinal e retrospectivo, realizado entre janeiro de 2010 a dezembro de 2013, com 737 pacientes de ambos os sexos submetidos a BGYR ou GV e avaliados no pré-cirúrgico, 1 e 5 anos após Cirurgia Bariátrica (CB). Foram registrados idade, estatura, peso corporal, Índice de Massa Corpórea (IMC), parâmetros bioquímicos e pressóricos.

Resultados:

do total de pacientes, homens representavam menor frequência, eram ligeiramente mais velhos, com maior peso corporal, IMC e pior condição metabólica e pressórica que mulheres no pré-CB (p<0,05). Independente do sexo, BGYR e GV foram efetivas em promover redução do peso corporal e IMC em 1 e 5 anos pós-CB; tendo a técnica de BGYR maior impacto nestas variáveis em ambos os sexos (p<0,05). A maior porcentagem de peso perdido foi observada em mulheres submetidas a técnica da BGYR no primeiro ano após a CB. Cinco anos após a CB, a técnica de BGYR promoveu maior taxa de redução de peso corporal em homens e mulheres comparado a técnica da GV (p<0,05).

Conclusão:

independente do sexo a técnica de BGYR promove maior grau de redução do peso corporal e IMC ao longo do tempo em comparação com a GV; tendo seus maiores impactos no 1 ano pós-CB sobretudo em mulheres.

Palavras-chave:
Obesidade; Cirurgia Bariátrica; Homens; Mulheres

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br