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A curva de aprendizado em cirurgia retrógrada intrarrenal: Uma análise prospectiva

RESUMO

Introdução:

a cirurgia retrógrada intrarrenal (CRIR) é ferramenta em evolução. Sua curva de aprendizado não está bem estabelecida, apesar do uso comum dos ureteroscópios flexíveis atualmente. O objetivo é estimar o número de procedimentos necessários para se realizar CRIR consistentemente.

Material e Métodos:

Um residente de urologia teve suas primeiras 80 CRIR para tratamento de nefrolitíase analisadas quantitativa e qualitativamente. Os procedimentos foram divididos em 4 grupos contendo 20 cirurgias cada (I a IV), de acordo com sua ordem, para comparação.

Resultados:

Não houve diferença nos tamanhos dos cálculos entre grupos. Todas as variáveis qualitativas apresentaram variação significativa entre os grupos (p<0,001), exceto entre III e IV. Na análise quantitativa houve diferença entre os grupos I e IV no tempo de colocação do cateter duplo J (p=0,012). Houve uma diferença crescente no tempo de colocação da bainha (p<0,001) e no tempo operatório total (p=0,004). O tempo para o tratamento do cálculo (p=0,011) foi significativo apenas entre os grupos I, II e III. Houve diferença no tempo total de bainha apenas entre os grupos I e III (p=0,023). Taxa livre de cálculos não se alterou entre os grupos.

Discussão:

as diferenças observadas entres as variáveis qualitativas e quantitativas evidenciam a relação entre o número de cirurgias realizadas e a proficiência no procedimento. As comparações intergrupo mostram otimização sequencial dos parâmetros.

Conclusões:

estima-se que 60 é um número razoável de cirurgias para que se atinja o platô da curva de aprendizado.

Palavras-chave:
Ureteroscopia; Curva de Aprendizado; Nefrolitíase

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