Acessibilidade / Reportar erro

COMO CHEGAR E MANTER A NOTA 6?

Objetivo:

Descrever as principais medidas adotadas com o intuito de elevar o conceito do programa da Urologia da FMUSP, e desta forma poder ajudar outros programas com deficiências semelhantes a sanar estes problemas.

Métodos:

Foram destacadas as medidas adotadas entre os anos de 2005 e 2013 que contribuíram para a elevação do conceito do Programa de Pós-Graduação em Urologia da FMUSP.

Resultados:

Criou-se um novo programa de disciplinas voltado para a formação de pesquisadores e professores ao invés de especialistas clínicos. Foram criadas linhas de pesquisa específicas para cada orientador permanente, e as dissertações e teses passaram a ser vinculadas a estas linhas. Todo o corpo discente e docente que não se mostrava interessado ou que possuía desempenho abaixo da média foi desligado do programa. Estimulou-se a instituição de cultura de captação de recursos. Destaca-se ainda a criação do prontuário online, onde os dados clínicos de todos os pacientes atendidos na Divisão de Urologia ficam armazenados.

Conclusão:

Seleção rigorosa do corpo docente e discente motivado, capaz de criar infra-estrutura adequada e de conseguir recursos financeiros é de fundamental importância para a consolidação de um programa de pós-graduação.

Educação de pós-graduação; Avaliação educacional; Educação superior; Avaliação da pesquisa em saúde; Avaliação de programas e instrumentos de pesquisa; Desenvolvimento de pessoal


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br