Acessibilidade / Reportar erro

Baixo custo e fácil aquisição: grãos de milho no treinamento microcirúrgico

RESUMO

Objetivo:

desenvolver um modelo facilmente acessível para o treinamento da prática motora inicial em microcirurgia a partir da utilização de grãos de milho.

Métodos:

foram utilizados dez grãos de milho (Zea mays). Realizou-se um corte longitudinal de 7mm em uma das faces do grão de milho. O treinamento consistiu na realização de 4 pontos simples entre as bordas da incisão, utilizando fio de mononáilon 10-0. Os parâmetros analisados foram 1) custo do modelo; 2) tempo de montagem do sistema de teste do modelo; 3) tempo de realização dos nós; 4) distância entre os pontos.

Resultados:

em todos os grãos testados foi possível realizar o treinamento de sutura microcirúrgica proposto, sem dificuldade ao procedimento. O tempo médio para a realização dos 4 pontos foi de 6,51±1,18 minutos. O custo total do modelo simulatório foi de R$3,59. A distância média entre os pontos foi de 1,7±0,3mm. O modelo desenvolvido a partir de grãos de milhos apresenta custo extremamente baixo quando comparado ao uso de animais ou de simuladores de alta tecnologia. Outras vantagens são fácil disponibilidade de grãos de milho em conserva e possibilidade de serem realizados mais de quatro pontos ao longo da incisão de 7mm.

Conclusão:

o modelo de treinamento desenvolvido é de baixo custo, de fácil aquisição e viável para o treinamento de habilidades manuais básicas em microcirurgia.

Palavras-chave:
Microcirurgia; Treinamento por Simulação; Desenvolvimento Experimental; Técnicas de Sutura

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br