Acessibilidade / Reportar erro

Análise do atendimento primário de pacientes vítimas de violência interpessoal e autodirigida durante a pandemia da COVID-19

RESUMO

Objetivo:

analisar o perfil epidemiológico dos pacientes vítimas de agressão admitidos na sala de emergência de um hospital de trauma durante a pandemia da COVID-19, comparar tais dados entre os diferentes períodos de restrição e com os dados de um estudo pré-pandêmico do mesmo hospital.

Métodos:

estudo transversal com amostragem probabilística utilizando prontuários de pacientes vítimas de agressão admitidos no referido hospital entre junho de 2020 e maio de 2021. Além das variáveis epidemiológicas, coletou-se o nível de restrição vigente, o mecanismo de agressão, as lesões resultantes e o Revised Trauma Score (RTS). Os dados foram comparados entre os três níveis e a proporção de atendimentos no período do estudo foi comparada com a do estudo pré-pandêmico (dezembro de 2016 a fevereiro de 2018).

Resultados:

a média etária foi de 35,5 anos, 86,1% dos pacientes eram do sexo masculino. e 61,6% dos atendimentos corresponderam a agressão física por ferimento contuso. A maior média de atendimentos por dia ocorreu durante o nível amarelo (2,9), contudo não houve diferença significativa nos atendimentos quando comparados os períodos de restrição dois a dois. Também não houve diferença significativa tanto na análise dos resíduos padronizados das proporções de agressões quanto em cada mecanismo de agressão nos períodos pré-pandêmico e pandêmico.

Conclusões:

houve predominância de atendimentos por agressão por trauma contuso e em pacientes jovens do sexo masculino. Não houve diferença significativa entre a média diária de atendimentos por agressão durante os três níveis de restrição implementados e entre a proporção de atendimentos do período pré-pandemico e pandêmico.

Palavras-chave:
Agressão; Ferimentos e Lesões; Epidemiologia; Traumatologia; COVID-19

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br