RESUMO
Introdução:
ureteroscopia semi-rígida é o procedimento de escolha para o tratamento da ureterolitíase, mas necessita de uma curva de aprendizado para ser executada com segurança.
Objetivo:
descrever uma estimativa da curva de aprendizado para realização da ureterorrenolitotripsia semi-rígida em pacientes com ureterolitíase de pequena dimensão e estimar o número mínimo de procedimentos necessários para realizar o procedimento cirúrgico com segurança.
Métodos:
trata-se de um estudo prospectivo avaliando a curva de aprendizado de um residente de urologia nas primeiras 60 ureteroscopias semi-rígidas em pacientes com ureterolitíase até 1cm. Os pacientes foram divididos em três grupos: Grupo I uma a vinte cirurgias, Grupo II vinte e uma a quarenta cirurgias e Grupo III quarenta e uma a sessenta cirurgias. As cirurgias foram gravadas e analisadas por dois urologistas experientes em endourologia. Foi feita uma análise qualitativa baseada em uma ferramenta previamente validada e uma análise quantitativa.
Resultados:
todas as variáveis qualitativas tiveram variação significativa entre os Grupos I e II (p<0.001), e entre os Grupos I e III (p<0.001). Houve diferença no tempo para acesso ao ureter, passagem de cateter duplo J e tempo operatório total entre os Grupos I e II (p<0.001) e nos Grupos I e III (p<0.001).
Conclusão:
após 40 casos parece haver pouco incremento tanto na avaliação quantitativa bem como na avaliação qualitativa em performance cirúrgica para a realização de ureterolitotripsia semi-rígida com segurança em cálculos de até 1cm.
Palavras-chave:
Residência Médica; Ureteroscopia Semi-Rígida; Curva De Aprendizado; Ureterolitíase; Treinamento Cirúrgico