Acessibilidade / Reportar erro

Montagem e uso de simulador de paracentese de baixo custo - aplicabilidade no ensino de punção e drenagem de ascite

RESUMO

Objetivos:

descrever a montagem de simulador de paracentese de baixo custo e avaliar eficácia, aceitação e impacto no aprendizado de acadêmicos do curso de medicina.

Método:

um simulador de paracentese foi construído a partir de manequim e de materiais como garrafas plásticas, velcro, folhas de policloreto de vinila e silicone. Foi feito estudo transversal com estudantes da graduação do curso de medicina sem experiência real prévia com paracentese, que buscou validar o modelo, por meio da análise de benefícios no aprendizado e na obtenção de habilidades técnicas.

Resultados:

após o uso do simulador, observou-se aumento de 82,4% no nível de segurança na realização da paracentese em paciente, 98% dos pesquisados consideraram que o uso do modelo cumpriu com satisfação a função de simulador e 100% definiram-no útil como ferramenta de ensino.

Conclusão:

a montagem do simulador mostrou-se factível e eficaz como recurso educacional. Serviu como alternativa aos modelos comerciais de alto custo e permitiu maior acessibilidade do uso dessa ferramenta na educação médica.

Palavras-chave:
Treinamento por Simulação; Tecnologia de Baixo Custo; Paracentese; Ascite; Educação Médica

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br