Acessibilidade / Reportar erro

Sindrome do intestino irritável pós-COVID-19: uma revisão integrativa

RESUMO

Introdução:

a persistência de sintomas a longo prazo da COVID-19 representa um novo desafio à comunidade médico-científica, é a condição denominada COVID-19 longo. A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um dos Distúrbios da Interação Intestino Cérebro mais comuns e seu desenvolvimento pós-infecção já é validado. Segundo os critérios de Roma IV, caracteriza-se por presença de dor abdominal recorrente, em média, pelo menos 1 dia por semana nos últimos 3 meses com início dos sintomas pelo menos 6 meses antes do diagnóstico, associada a 2 ou mais fatores: relacionada à defecação e/ou associada com mudança na frequência das fezes e/ou associada com mudança na forma das fezes. Este estudo teve como objetivo revisar dados acerca de SII pós-COVID-19.

Métodos:

trata-se de uma Revisão Integrativa de estudos publicados entre 1º de janeiro de 2020 a 30 de abril de 2023, que apresentassem dados acerca de SII com a doença COVID-19 previamente diagnosticada. Utilizou-se a base de dados PubMed, os descritores foram “Irritable bowel syndrome” AND “COVID-19”; a lista de referência dos artigos também foi recuperada.

Resultados:

oito estudos foram revisados, observou-se que 0,6% a 11,6% pacientes cursaram com SII de novo após um período mínimo de 6 meses da infecção. Os fatores de risco foram sexo feminino, gravidade da COVID-19, presença de sintomas gastrointestinais de fase aguda e depressão/ansiedade.

Conclusão:

os resultados obtidos permitem crer que a COVID-19 pode estar associada ao surgimento de SII de novo. São necessários outros estudos para investigar seus efeitos a longo prazo e espectros clínicos..

Palavras-chave:
Síndrome do Intestino Irritável; COVID-19; SARS-CoV-2

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br