Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da Pandemia de COVID-19 na diminuição do uso de Unidade de Terapia Intensiva em pós-operatório de ressecções pulmonares anatômicas. Uma análise retrospectiva

RESUMO

Introdução:

a pandemia de COVID-19 exigiu otimização dos fluxos institucionais hospitalares, especialmente quanto ao uso de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). O objetivo deste estudo foi avaliar se a individualização da indicação de recuperação pós-operatória de cirurgias pulmonares em leitos de UTI associou-se a mais complicações perioperatórias.

Método:

análise retrospectiva de prontuários dos pacientes submetidos a ressecções pulmonares anatômicas por câncer em hospital terciário. A amostra foi dividida em dois grupos: Grupo-I, composto pelas cirurgias realizadas entre março/2019 e fevereiro/2020, pré-pandemia, e Grupo-II, composto pelas cirurgias realizadas entre março/2020 e fevereiro/2021, período de pandemia no Brasil. Analisamos dados demográficos, riscos cirúrgicos, cirurgias realizadas, complicações pós-operatórias, tempo de UTI e de internação hospitalar. Foram adotadas medidas preventivas de COVID-19 no grupo-II.

Resultados:

foram incluídos 43 pacientes, 20 no grupo-I e 23 no grupo-II. Os grupos não apresentaram diferenças estatísticas quanto às variáveis demográficas basais. No grupo-I 80% dos pacientes fizeram pós-operatório em UTI, comparados a 21% do grupo-II. Houve diferença significativa na comparação de tempo médio de permanência em leito de UTI (46 horas no grupo-I versus 14 horas no grupo-II - p<0,001). Não houve diferença estatística quanto a complicações pós-operatórias entre grupos (p=0,44).

Conclusões:

a individualização da necessidade do uso de UTI no pós-operatório imediato de cirurgias pulmonares resultou em melhora no fluxo assistencial institucional durante a pandemia de COVID-19, de maneira segura, sem aumento na morbimortalidade cirúrgica, favorecendo a manutenção do tratamento oncológico essencial.

Palavras-chave:
Neoplasias Pulmonares; Cirurgia Torácica; Unidade de Terapia Intensiva, Cuidados Pós-operatórios; COVID-19

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br