Acessibilidade / Reportar erro

Projeto de ensino: modelo porcino de baixo custo para treinamento de dissecção venosa

RESUMO

Objetivo:

descrever e avaliar a aceitação de um modelo experimental porcino no aprendizado de dissecção venosa em projeto de educação médica no sudoeste do Brasil.

Método:

um modelo experimental porcino foi desenvolvido para treinamento em dissecção venosa como projeto de ensino. Estudantes de medicina e médicos residentes receberam treinamento teórico sobre esta técnica cirúrgica e em seguida a praticaram no modelo. Após realizar o procedimento, os participantes preencheram um questionário sobre o modelo proposto. Este estudo apresenta o modelo e analisa as respostas ao questionário.

Resultados:

o estudo contou com 69 participantes que utilizaram e avaliaram o modelo. A qualidade geral do modelo porcino foi estimada em 9,16 enquanto a correlação anatômica entre este e a anatomia humana recebeu o escore médio de 8,07. O modelo foi aprovado e considerado útil no ensino da dissecção venosa.

Conclusão:

o treinamento de dissecção venosa em modelo porcino apresentou boa aceitação entre estudantes e residentes de medicina desta Instituição. Este modelo simples e de fácil confecção, tem potencial como instrumento de aprendizado por sua semelhança com a anatomia humana, e baixo custo.

Descritores:
Simulação; Dissecação; Modelos Educacionais; Modelos Animais; Suínos; Educação Médica

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br