Acessibilidade / Reportar erro

Segurança e eficácia do bypas gástrico em Y de Roux em pacientes idosos

RESUMO

Introdução:

o Bypass Gástrico Laparoscópico em Y de Roux (LRYGB) tem sido uma intervenção revolucionária para perda de peso com redução de até 60-70% do excesso de peso corporal. No entanto, esses resultados não são tão bem validados nos extremos de idade, onde a segurança da intervenção ainda possui algumas ressalvas. O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia e segurança do LRYGB entre diferentes faixas etárias.

Métodos:

O banco de dados do Programa de Acreditação e Melhoria da Qualidade da Cirurgia Metabólica e Bariátrica (MBSAQIP) foi consultado para pacientes submetidos a LRYGB de janeiro de 2014 a dezembro de 2017 em uma única instituição. Quatro grupos foram criados e comparados dividindo a amostra por quartis de idade. O desfecho primário foi perda percentual de excesso de peso (%EWL) em 1 ano.

Resultados:

1013 pacientes foram submetidos a LRYGB durante o período do estudo. A média de %EWL em um ano foi de 55%. Quando comparados entre os quartis, houve diferença significante no %EWL: 1º 62%, 2º 57%, 3º 54%, e 4º 47% (p=0,010). As diferenças nos desfechos secundários entre as faixas etárias não demonstraram significância estatística.

Conclusões:

embora os pacientes no quarto quartil de idade não tenham demonstrado um aumento estatisticamente significativo nos resultados adversos, eles perderam menos peso em comparação com outras coortes. O %EWL um ano após RYGB variou de acordo com a idade em nossa coorte. Os objetivos após a cirurgia bariátrica devem ser individualizados, pois a perda de peso é menos robusta com o envelhecimento.

Palavras-chave:
Derivação Gástrica; Cirurgia Bariátrica; Anastomose em-Y de Roux

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br