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Publicidade médica em redes sociais: conhecimento e ensino na graduação de Medicina

RESUMO

Objetivo:

este estudo analisou o conhecimento dos estudantes de medicina sobre publicidade médica nas redes sociais.

Método:

Trata-se de estudo transversal realizado entre janeiro e maio de 2022 com 179 acadêmicos de medicina de instituição pública e privada em Curitiba - PR, por meio de questionário estruturado com nove situações-problemas sobre publicidade médica. Foi estabelecido como conhecimento “suficiente” o acerto ≥70% das situações-problemas com base nos códigos e resoluções profissionais vigentes.

Resultados:

cinco questões tiveram maior percentual de acerto decorrente da aquisição de conhecimento de diferentes fontes. A maioria dos estudantes não aprendeu sobre publicidade médica na graduação (84,9%), já divulgou imagens de pacientes pelas redes sociais (89,9%), e sente falta de mais discussões sobre publicidade (96,6%).

Conclusão:

há necessidade de direcionar o ensino da graduação para o uso ético da publicidade visando melhor preparo para o exercício profissional.

Palavras-chave:
Publicidade; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Proteção de Dados; Tecnologias em Saúde

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