Acessibilidade / Reportar erro

Dieta de girinos de Scinax angrensis (Lutz) na Floresta Atlântica (Mangaratiba, Rio deJaneiro) (Amphibia, Anura, Hylidae)

Scinax angrensis (Lutz, 1973) é uma espécie endêmica ocorrendo em florestas de encosta de baixa altitude, no sul do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. O objetivo do presente estudo foi o de comparar a morfologia e verificar o espectro alimentar de girinos de S. angrensis de dois estágios diferenciados de desenvolvimento. A morfologia bucal dos dois estágios (27 e 37) apresentou-se similar, havendo diferença de tamanho da abertura oral, bem como aumento das dimensões do corpo e da cauda. A espécie examinada apresentou um espectro trófico integrado por algas, protozoários, rotíferos, microcrustáceos, nematódeos, restos de vegetais e de invertebrados, hifas de fungo e grãos de areia. Foram verificadas diferenças significativas entre as dimensões dos dois estágios, embora não se tenha encontrado uma diferença significativa entre as dietas, apesar de se ter observado uma preferência diferenciada por itens planctônicos. Os resultados sugerem que a partilha de recursos alimentares está relacionada não só com a morfologia e ocupação de diferentes microhábitats, mas também ao comportamento alimentar dos girinos. A relevância de itens importantes para a dieta natural dos girinos de S. angrensis, especialmente as algas diatomáceas e filamentosas, revela a importância da comunidade perifítica para a conservação desta espécie de anuro na Mata Atlântica.

Anfíbios; dieta natural


Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: sbz@bio.ufpr.br